Prof. Luiz Carlos Di Serio


Luiz Carlos Di Serio é professor de carreira da Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação. Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor e consultor, atuou em diversos projetos pela GV-Consult e publicou artigos em seminários e congressos nacionais e internacionais.


Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP), obteve o título de Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Estudou o impacto da “Inovação na Competitividade” no Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP em 2007.

Como autor e co-autor, publicou os seguintes livros e capítulos:

·
Tecnologia de Grupo no Planejamento Produtivo. Editora Ícone, 1985.

·
Supply Chain Management: Uma Visão Dinâmica da Decisão Fazer versus Comprar. In: Gestão Empresarial: Oito Propostas para o Terceiro Milênio. Editora Atlas, 2001.

·
A Dinâmica da Transformação de Cadeias de Fornecimento: Uma Proposta de Abordagem Analítica. In: Tópicos Emergentes em Engenharia da Produção, volume 3. Editora Arte e Ciência, 2005.

·
Setor Automobilístico e Logístico. In: Lucratividade pela Inovação. Editora Campus, 2005.

·
Clusters Empresariais no Brasil. (organizador), Editora Saraiva, 2007.

·
Estratégia e Competitividade Empresarial (com Marcos Vasconcellos), Editora Saraiva 2008.


Seus interesses de pesquisa são a Estratégia e Gestão de Operações, Supply Chain Management, gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços e Tecnologia da Informação e Automação.



=Prof. Marcos Augusto de Vasconcellos
=
Formação acadêmica:
Doutor em Administração de Empresas / FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - EAESP (1985)
Mestre em Administração / FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – EAESP (1981)
Engenheiro Industrial / UNIVERSIDADE MACKENZIE (1965)

Especialidades:

- Inovação e Organizações Inovadoras
- Produção/Administração de Operações

- Administração de Materiais e Estoques

Como aluno, participa da vida da Escola desde 1968, quando ingressou no CPG - Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas (antigo CEAG). Foi Coordenador do CEAG de janeiro/93 a dezembro/95. Nesse período, o curso foi reformulado graças à atuação de Grupo de Trabalho composto por professores de todos os Departamentos, e foi criado o CEAG de Campinas, em parceria com o Instituto de Economia da Unicamp.. Chefe do Departamento de Administração da Produção e Operações, de janeiro/96 a dezembro/99. Nesse período, como membro do Conselho Departamental, participou de diversas comissões, inclusive a que analisou e encaminhou as propostas de reformulação dos Programas de Pós-Graduação. Participou, nessa época, dos Conselhos Consultivos do GVpec e do GVconsult.. De maio de 2000 a junho de 2003 foi Vice-Coordenador do GVpec, onde era responsável pelos programas personalizados para empresas (in company). Idealizou e coordenou, no GVpec, o Curso de Administração da Produção e Operações Competitivas, de 1986 a 1999.. Foi um dos fundadores e primeiro Coordenador (janeiro/92 a dezembro/93) do CEHP - Centro de Excelência e Humanização da Produção.. Coordenou o Projeto EAESP/SAP, de 1997 a 1999, quando foi implantado o Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) e criado o Curso de Especialização em Gestão de Negócios com Sistemas Integrados.. Na Consultoria Júnior Pública foi orientador de projeto (1995) e membro do Conselho de Administração (1998 e 1999). De 1996 a 1999, participou de comissões de avaliação de trabalhos, da FENEAD e da Empresa Júnior.. Coordenador do SIMPOI - Simpósio (anual) de Administração da Produção e Operações Internacionais, desde a sua primeira edição, em 1998.. Fundador e Coordenador, desde setembro/99, do Fórum de Inovação, associação da FGV-EAESP com organizações - públicas e privadas - interessadas na criação e difusão de conhecimento sobre Organizações Inovadoras no Brasil.. Participa regularmente de bancas examinadoras de pós-graduação na FGV-EAESP, e concluiu muitas teses e dissertações como Orientador. É consultor da RAE e de instituições de fomento à pesquisa.. Coordenou projetos da GVconsult, nas áreas de atuação do POI, de 1998 a 2002. Ocupou o cargo de Superintendente da Light/Eletropaulo de 1972 a 1995.. Foi Vice-diretor Acadêmico da FGV-EAESP, cargo para o qual foi eleito (quadriênio 2003 a 2007).